quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pão-de-Ló com Morangos



Quando tinha 8 anos resolvi que queria fazer um bolo, então recorri à minha tia Maiá e ela me ensinou... deu no que deu: a menina que fazia bolos cresceu e continua fazendo, sempre que tem uma desculpa, seja ela boa ou não. A desculpa de hoje foi o blog, porque não dá para postar uma receita sem  foto! O pessoal daqui de casa agradece!

 Essa torta é bem gostosa mas nem sempre sai bem na foto, hoje mesmo foi um desses dias... tradicional lei de Murphy....

Segue a receita:

Pão de ló: Bata 4 ovos com 4 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de chá de essência de baunilha até triplicar de volume. Acrescente 4 colheres de sopa de farinha de trigo peneirada, misturando delicadamente uma de cada vez. Asse em uma forma untada e enfarinhada por uns 20 minutos. Se puder desenforme em seguida.

Recheio: Leve ao fogo 1 lata de leite condensado com 1 lata de leite, mexendo sempre, e depois de quente, acrescente 2 colheres de sopa de maizena diluida em um pouco de leite. Mexa bem até engrossar.

Montagem : Divida o bolo em 2 partes e molhe com 1/2 xicara de leite com um pouquinho de açúcar. Coloque morangos picados e por cima o creme. Acomode a outra parte do bolo e coloque a cobertura.

Cobertura: Nesse caso eu usei um chantilly fake ( não é o ideal, eu sei, mas nesse caso foi bem prático!) : bati 1/2 xicara de leite, 1/2 xícara  de açúcar e 1/2 colher de sopa de emulsificante até o ponto desejado.

Outra opção é bater 1 lata de leite condensado com suco de 1 limão, levar à geladeira por alguns minutos e depois cobrir o bolo. Obs: se for leite condensado desnatado não engrossa.

Pronto, pode atacar! Guarde em geladeira que fica melhor ainda!
Espero que gostem!

4 comentários:

  1. Mto bonito, mas como estou de dieta nem vou dar uma passadinha na sua casa para experimentar.
    Bjs,
    Laura

    ResponderExcluir
  2. UAUUUU....Marcela vc tá me saindo de primera, parabéns!
    Guiomar

    ResponderExcluir
  3. Valeu a dica Marcela, para minhas visitas de domingo.
    bjs!
    Guiomar

    ResponderExcluir
  4. Eu tb agradeço, por tantos bolos já acompanhados de tardes de risadas...

    ResponderExcluir