terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Bobó de Camarão do Que Marravilha!


 Esse bobó eu aprendi no Que Marravilha!, programa apresentado pelo Claude Troisgros (adoro!) na GNT.  Foi a segunda vez que fiz essa receita, com a diferença que na primeira apareceram cacos de vidro no meio, acredito que provenientes do pacotinho de camarão congelado, mas enfim... Essa também ficou uma delícia, mas sem risco de morte. Vou postar a receita original e entre parênteses as minhas adaptações. Fica muito bom!!!




CALDO

1,5kg camarões médios com cabeça - só vamos usar as cascas e as cabeças no caldo- ( como fiz uma receita dobrada, comprei camarão médio e pequeno, meio a meio)
1 colher de sopa de azeita extravirgem
1 cebola
1 cenoura pequena
1 talo de aipo
100ml vinho branco seco

Modo de Preparo: Descasque os camarões e reserve ( eu compro limpo e peço para levar as cascas). Em uma panela, refogue no azeite os legumes cortados em cubos grandes. Junte as carcaças dos camarões e refogue durante dez minutos em fogo alto. Acrescente o vinho branco e deixe ferver por mais cinco minutos. Cubra o resto da panela com água e deixe ferver em fogo baixo por trinta minutos. Coe o caldo e reserve.

AIPIM

700g aipim
sal

Modo de Preparo: Descasque o aipim e lave. Cozinhe na água com sal até que fique macio. Assim que estiver pronto, jogue um copo de água gelada na panela. Isso fará com que o aipim fique ainda mais macio. Retire da água e, com a ajuda de um espremedor, faça um purê.

BOBÓ

750g camarões médios descascados e cortados em pedaços ( o peso reduz pela metade depois de limpos)
2 colheres de sopa de azeite extravirgem
1 cebola picada
1 pimentão verde cortado em cubos
½ maço de coentro picado
3 tomates sem sementes cortados em cubos
1 colher de sopa de gengibre picado
1 colher de sopa de nirá picado ( não coloquei porque não encontrei no supermercado)
½ pimenta dedo de moça picada
300ml caldo de camarão
450ml leite de coco ( coloquei apenas 200ml )
400g purê de aipim
70g de castanha de caju moída ( não coloquei)
açúcar e sal a gosto
1 colher de sopa de azeite de dendê( não coloquei)

Modo de Preparo: Pegue os camarões que foram descascados e tempere com sal e pimenta, deixando para temperar apenas na hora de refogá-los. Aqueça uma panela de barro, coloque 2 colheres de sopa de azeite e refogue os camarões. Retire-os, mantendo na panela o caldo e o azeite.
Na mesma panela de barro, refogue as cebolas, o pimentão e a pimenta dedo de moça por aproximadamente três minutos. Acrescente tomate, gengibre, coentro e nirá, refogando por mais três minutos. Junte o caldo de camarão coado e deixe ferver até que reduza à metade.
Coloque 250ml de leite de coco e ferva por mais três minutos. Junte aos poucos o purê de aipim e cozinhe por cinco minutos, mexendo sem parar. Misture, então, o restante do leite de coco e a castanha de caju moída, cozinhando por mais cinco minutos. Tempere com sal a gosto e uma pitada de açúcar, para acentuar o sabor. Junte os camarões, deixe ferver e desligue o fogo. Finalize misturando o azeite de dendê.

Servir com arroz branco.


4 comentários:

  1. Hummm, que delícia! Deu água na boca!

    ResponderExcluir
  2. Que escândalo!!!
    Beijos,
    Karen

    ResponderExcluir
  3. rsrsrsr cacos de vidro risco de morte..
    kkk nuito bom..

    ResponderExcluir
  4. Da próxima vez pode testar a receita novamente aki em casa!!!!kkkkk
    Bjs,

    Laura

    ResponderExcluir