quinta-feira, 17 de março de 2011

Bolo de chocolate que já sai do forno com cobertura

Essa semana comecei uma dieta que espero manter até conseguir o resultado desejado. Vibrações positivas por favor!  Um dos inconvenientes dessa fase é que não posso testar novas receitas e por isso estou desenterrando as clássicas dos meus caderninhos, e mesmo assim usando fotos de internet..... As fotos com legenda não são minhas, mas já foram testadas aqui em casa algumas vezes, portanto podem fazer sem medo!


kitmulherzinha.com.br

Medidas: xícara de chá/ colher de sopa

Massa: 100g de margarina, 2 gemas, 2 claras em neve, 1 xícara e meia de açúcar, 6 colheres de chocolate em pó, 2 xícaras de trigo, 1 xícara de leite, 1 colher de sopa de pó royal.

Calda: 1 xícara de leite, 1 xícara de água, 1 xícara de açúcar, 6 colheres de chocolate em pó.

Bata as gemas, a margarina e o açúcar. Junte o chocolate, o trigo e o leite alternadamente. Acrescente as claras em neve e o fermento, misturando delicadamente. Coloque em uma forma untada* e reserve. Sempre asso em forma com furo no meio.
Faça a calda: Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve para ferver. despeje sobre o bolo cru e leve ao forno médio por 30 minutos aproximadamente. Desenforme morno. Pode acrescentar amêndoas na massa.

* Eu sempre enfarinho a forma e a calda fica bem grossa, como um mingau.
Se não for enfarinhar:
calda mais rala: 2 xícaras de água
calda mais encorpada: 2 xícaras de leite
calda média: 1 xícara de cada um.


Esse bolo serve mais para um lanche da tarde, já que nem sempre ele fica com uma aparência 100%- pelo menos o meu ( cobertura mingau dá nisso). Mas é muito fofo e bem gostoso, principalmente se feito com um bom chocolate em pó. Mais uma que eu tirei lá do orkut!

2 comentários:

  1. q tentação... pior que com esse tempo chuvoso fica difícil manter a dieta rsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Que cara boa hein?! Me fez lembrar o último bolo que eu e Esther buscamos na sua casa a noite.. Quase que não chega em casa rsrsrs

    ResponderExcluir