sexta-feira, 4 de março de 2011

Chokitão




A receita pré carnaval foi tirada da Culinária- Receitas lá do orkut. Quem postou foi a Izabel, que vira mexe fica nos atentando com essas delícias. Em homenagem à data fiz o fundo com um quadrinho que eu trouxe de Salvador!


Ingredientes:

2 latas de leite condensado
1 xícara de açúcar
2 xícaras de castanha de caju triturada ou 1 xícara de castanha e 1 xícara de crespinho de arroz ( usei apenas castanhas)
400g de chocolate meio amargo picado ( metade para o recheio e metade para cobrir)

Preparo:

Leve ao fogo o açúcar até dourar. Acrescente 1 xícara de castanha e mexa bem. Coloque o leite condensado e mexa até dissolver o crocante e começar a soltar da panela. Eu sempre acabo passando do ponto por achar que vai ficar muito mole, por isso o meu ficou meio durinho, mas da próxima não vou vacilar.... Desligue o fogo, acrescente 200g de chocolate picado e mexa até dissolver. Reserve.

O passo seguinte você pode fazer de 2 maneiras:

1) Colocar a massa acima em um papel alumínio e enrolar. Eu fiz assim e não tive dificuldade- lembrando que a minha massa ficou mais dura.
2) Ou fazer como a Izabel ( foto abaixo): pegar uma embalagem de óleo limpa e seca, e tirar a parte superior. Forrar com papel alumínio, colocar o restante das castanhas ou o crespinho de arroz no fundo e por cima colocar a massa. Cobrir com o papel alumínio.




Levar ao congelador por 1 hora e desembrulhar/desenformar. Se você não usou a embalagem, vai colocar as castanhas na parte superior do doce nesse momento.

Cobertura: Derreta o restante do chocolate ( 1 min no micro ou banho-maria) e cubra todo o recheio. Mantenha na geladeira até formar casquinha.


Obs: No link do orkut tem o passo a passo que pode esclarecer alguma dúvida. Depois vou testar o recheio sem o chocolate e conto pra vocês qual ficou melhor!



Nenhum comentário:

Postar um comentário