sexta-feira, 29 de abril de 2011

Panquecas + Cupcakes

Boa notícia para os meus concorrentes periodontistas da prova de domingo: ao invés de estudar no meu tempo livre essa semana, resolvi me divertir na cozinha....... Acreditem, foi mais forte do que eu.


mercadodesorocaba.com.br

Julia Petit

História das panquecas: há tempos não se fazia panqueca aqui em casa, já que minha irmã criou uma certa aversão ao prato depois de uma noite de rock pesado. Então me deu vontade e fiz.

História dos cupcakes: Há tempos Esther tenta me convencer a fazê-los, mas nunca me animei muito.... Depois que experimentei, resolvi tentar e por coincidência vi essa receita no Cozy Home e tinha todos os ingredientes em casa. Era um sinal.....

Receitas:

Panquecas ( 15 unidades):

Bater no liquidificador: 2 ovos, 2 xícaras de trigo, 2 colheres de sopa de óleo, 2 xícaras de leite e 2 colheres de chá de sal.

Em uma frigideira antiaderente, pingue um pouquinho de óleo e jogue a massa com o auxílio de uma concha. Meia concha de cada vez fica bom. Vire a panqueca e vai amontoando em um prato.

Recheio: Dessa vez fritei 500g de carne moída em um pouco de óleo. Juntei 2 dentes de alho amassados, 1 cebola pequena picada e 2 tomates picados. Quando os legumes começarem a desmanchar, acrescente um pouco de molho de tomate pronto e acerte o sal. Se quiser coloque 2 colheres de sopa bem cheias de creme de leite.

Montagem: Forre o fundo de um pirex com um pouco de molho de tomate, disponha as panquecas recheadas, cubra com mais molho e polvilhe parmesão ralado. Leve ao forno quente para gratinar!



Cupcakes:

1 e 1/4 de xícara de chá de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de cacau em pó
3/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 de colher de chá de sal
1 xícara de chá de açucar granulado
1/3 de xícara de chá de óleo
1 ovo
1 colher de chá de essência de baunílha
3/4 de xícara de buttermilk (Coloque 1 colher de sopa de vinagre em 1 xícara de leite, misture e deixe descansar por 10 minutos para fazer o buttermilk.)

Preparo:

Peneire a farinha, chocolate, bicarbonato e sal em uma vasilha, reserve.

Na batedeira, bata o açucar, o óleo, o ovo e a essência até estar bem homogêneo. Alternadamente coloque a mistura dos pós e o buttermilk batendo até estar bem homogêneo.

Despeje a massa em forminhas enchendo no máximo 3/4 das mesmas (a massa cresce bem.) Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 22 minutos ou até um palito sair limpo quando enfiado nos cupcakes. Remova da forma de cupcakes imediatamente e coloque-os em uma grelha para esfriarem (assim o cupcake esfria por igual e evita que murche.


Recheio: Faça um círculo no topo dos bolinhos e remova uma 'tampinha' desse bolo para acomodar o recheio. Eu optei por ganache ( chocolate ao leite + creme de leite derretidos no microondas).

Cobertura: Ganache de chocolate meio amargo. Esperei esfriar, coloquei em uma sacola de alimentos, cortei a pontinha ( improvisando um saco de confeitar) e fiz voltinhas em cima do bolo. Na próxima vez vou tentar uma cobertura mais leve, talvez batendo com um pouco de açúcar de confeiteiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário