terça-feira, 3 de maio de 2011

Era pra ser um Pão de Aveia com Cobertura Marguerita



lechocolatier.blogspot.com

Venho namorando essa receita na caixinha da aveia Quaker há algum tempo e hoje foi o grande dia. Grande entre aspas, já que a massa não cresceu* e o que era pra ser um pão virou uma pizza grossinha. Mas como já gosto de coisas massudas,  achei que o resultado não ficou de todo ruim. Por sinal, acabou rapidinho.....

Ingredientes:

Massa:
2 tabletes de fermento biológico fresco ou 2 colheres de sopa cheias de fermento biológico seco (30g)
1 colher de sopa de açúcar (15g)
1 xícara de chá de leite morno (200ml)
1 colher de sopa rasa de sal (15g)
2 ovos
1/2 xícara de chá de óleo (100ml)
1 1/2 xícara de chá de aveia em flocos ( 90g)
3 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo (420g)

Cobertura - opcional:
2 colheres de sopa de salsinha picada
2 colheres de sopa de cebolinha picada
2 colheres de sopa de manjericão picado
2 colheres de sopa de orégano
2 tomates sem pele e sem sementes picados
1 xícara de chá de queijo branco em cubos
1/2 xícara de chá de parmesão ralado

Preparo:

Em uma tigela dissolva o fermento no açúcar  e acrescente o leite. Aguarde 5 minutos e junte  o sal, os ovos e o óleo. Acrescente aos poucos a aveia e a farinha de trigo, misturando até obter uma massa macia, homogênea e que ainda grude nas mãos. Cubra com filme plástico e deixe descansar em lugar quente* por 20 minutos. Após esse tempo espalhe a massa em uma assadeira untada e enfarinhada e deixe crescer por mais 20 minutos.
Misture os ingredientes da cobertura e cubra toda a massa. Asse em forno médio (200º C) pré aquecido por aproximadamente 25 minutos.

* Acredito que a massa não tenha crescido por causa do tempo frio. Até dei uma aquecida no forno antes, mas acho que foi com muita antecedência e ele acabou esfriando rapidamente. O leite usado na massa deve ser bem morno ( a temperatura ideal é quando você consegue contar até 10 com o dedo dentro). Vou tentar novamente e quem sabe não consigo postar uma foto minha aqui?



Nenhum comentário:

Postar um comentário