quinta-feira, 2 de junho de 2011

Pão de leite condensado com recheio de ameixa

 Sempre prefiro os pães salgados, mas um doce de vez em quando não faz mal a ninguém.....




Ingredientes da Massa:

1/4 da lata de leite condensado
1 tablete de fermento para pão ( 15g) - agora só compro o próprio fermento da padaria: baratinho e não passa da validade
1/2 kg de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga
1 ovo
1 colher de café de sal
1 xícara de de chá de água

Preparo:

Dilua o leite condensado com meia xícara de água morna e dissolva aí o fermento. Junte um pouco de farinha de trigo o suficiente para dar uma consistência de massa líquida, como panqueca. Cubra a massa e deixe descansar, em lugar protegido, até crescer e formar bolhas ( +ou- 20 minutos). Se o tempo estiver frio, aqueça o forno por alguns minutinhos e depois de desligado coloque a massa dentro.
Sobre a mesa de trabalho ou em uma tigela grande, faça um montinho com a farinha que sobrou. Abra uma cova no meio e coloque a manteiga, o ovo e o sal. Despeje a massa líquida fermentada e misture com as pontas dos dedos, acrescentando o restante da água ( 1/2 xícara) aos poucos, até dar liga.
Trabalhe a massa por uns 5 minutos até que fique firme e bem lisa. Em seguida dê o formato que quiser. Se for rechear, abra a massa, recheie e enrole como rocambole. Coloque o pão em uma assadeira, cubra e deixe descansar até dobrar de volume. Asse em forno quente, pré-aquecido por aproximadamente 25 minutos.

* Para saber quando o pão está pronto para assar, separe uma bolinha da massa e coloque em um copo com água. Quando a bolinha subir, está na hora.


Recheio de ameixa:

3 xícaras de água
3 saquinhos de chá preto - não usei
200g de ameixa preta picada
3/4 da lata de leite condensado
2 colheres de sopa de chocolate em pó - na próxima vez farei sem

Ferva a água com os sachês. Remova os mesmos e acrescente a ameixa, deixando ferver até obter a consistência de uma pasta. Desligue o fogo e acrescente o leite condensado e o chocolate em pó, misturando bem. Se quiser, misture uma gema com o ques restou no fundo da lata do leite condensado e pincele sobre o pão antes de assar.



Um comentário:

  1. Qd fui comer o meu pedaço hj pela manhã,meu irmão já tinha filado a metade...mas deu pra dar uma boa degustada!! Levinho! Adorei! Bjs, Márcia

    ResponderExcluir