quinta-feira, 7 de julho de 2011

Espaguete à Carbonara - minha versão


 É sempre a mesma história: tempinho mais fresco, vontade de comer algo quente e também aconchegante.... A idéia inicial era uma sopinha de feijão com macarrão ( quem não conhece, por favor não torça o nariz - é divina) mas achei que ia ficar com fome mais tarde, então acabei cozinhando o bom e velho macarrão.

O molho selecionado foi o carbonara (gordo), meio improvisado e feito sem muitas medidas.

Para mais ou menos uns 400g de massa:

Bacon picadinho - não tinha aqui em casa, então não usei
2 dentes grandes de alho amassados
1 caixa de creme de leite - usei light
Parmesão ralado - não pode ser de pacotinho - aproximadamente 1 xícara de chá
2 ovos ligeiramente batidos
Leite, se necessário
Sal e pimenta do reino a gosto


Cozinhe a massa em água fervente pelo tempo indicado. Se for fazer o molho depois, lave o macarrão em água fria para estacionar o cozimento, se for servir na hora não precisa.

Frite o bacon em sua própria gordura e reserve em um papel toalha. Use um pouco dessa gordura para fritar o alho e quando dourar, acrescente o creme de leite e o parmesão. Misture bem, acrescente os ovos*, o bacon e acerte o tempero com sal e pimenta do reino. Se ficar muito espesso, acrescente um pouco de leite e mexa bem. Desligue o fogo e despeje em cima da massa e misture para o molho incorporar bem. Sirva quente.


* Na receita original, os ovos são misturados ao molho ou à massa ainda crus, para que cozinhem com o calor dos mesmos. Eu prefiro não arriscar, então deixo o molho no fogo um minutinho a mais depois de acrescentá-los. Por isso o molho fica com um aspecto um pouco mais grumoso (diferente da foto), mas o sabor é ótimo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário