quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Petit Gateau de Doce de Leite + Calda de Frutas Vermelhas


Quem tem acompanhado o blog já percebeu que estou na fase das frutas vermelhas.... Acho que tudo começou com as framboesas em calda, mas a idéia da receita de hoje começou há mais de dois anos, quando Michela me falou do petit gateau com frutas vermelhas maravilhoso que ela comeu em Curitiba e que nunca mais tirei da cabeça. Como tinha feito o petit, por que não fazer a caldinha também?





A receita é da Carla Pernambuco, chef do restaurante Carlota.

Para 8 porções:

200g de doce de leite pastoso
100g de manteiga
60g de açúcar ( 1/3 de xícara de chá)
40g de farinha de trigo ( 1/3 de xícara de chá)
2 gemas
2 ovos

Derreta a manteiga e o doce de leite por 1 minuto no microondas e depois misture até ficar homogêneo. Junte os ovos e as gemas e mexa bem. Incorpore aos poucos o trigo e o açúcar peneirados, mexendo delicadamente. Coloque em forminhas untadas e enfarinhadas e leve para assar em forno médio ( 200° C) por 10 minutos. Se estiver congelado pode deixar alguns minutos a mais, aproximadamente 14 minutos.
* O meu devia ter assado mais um pouquinho porque estava congelado.


Calda:

Leve ao fogo morangos, cerejas e framboesas com um pouco de açúcar e vinho do porto. O vinho pode ser substituído por água ou misturado a ela. Pode colocar um pouco da calda de maraschino se for o caso de cerejas em calda.  Deixe ferver até que o caldo reduza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário