segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Risoto ao Funghi

 O dia dos pais foi comemorado aqui em casa mesmo, coisa que até prefiro, já que conseguimos reunir a família em um clima mais aconchegante. O cardápio foi picanha ao forno com risoto ao funghi. Sempre bom!




Risoto ao funghi - 4 porções

2 xícaras de arroz arbóreo ou italiano
1 cebola roxa pequena ou echalote picada
75g de funghi desidratado
1/2 xícara de vinho tinto seco
1 tablete de caldo de carne
50g de parmesão ralado
1 colher de sopa de manteiga bem cheia
Sal e pimenta do reino
Azeite

 Ferva um litro de água e deixe o funghi de molho por aproximadamente 30 minutos. Se quiser pode fervê-los por uns minutinhos também. Quando estiverem  macios, separe os cogumelos, peneire o caldo e dissolva  neste o caldo de carne. Reserve. Refogue a cebola no azeite até começar a ficar transparente. Junte o arroz, mexa um pouco e acrescente os cogumelos e o vinho, mexendo de vez em quando. Quando estiver bem reduzido, acrescente o caldo de carne/funghi aos poucos, mexendo bem. Quando o caldo começar a secar, acrescente mais uma concha e assim por diante, até que o arroz fique cozido. Acerte o sal e a pimenta do reino, lembrando de deixar um pouco de caldo no risoto. Desligue o fogo, acrescente a manteiga e o parmesão e mexa bem para dar cremosidade. Sirva imediatamente.


Para acompanhar: Santa Ema Merlot


Um comentário:

  1. Marcela do Céu! Eu simplesmente acabei de devorar esta receita...simplesmente foda, amiga! O melhor Risoto de funghi que eu já comi na vida viu! Valeu à pena cada caloria!!!!!!!
    Parabéns! Suas receitas são um arrasoooooooo e seu blog é de utilidade pública!!!!!!!!!!!!!
    Super beijossssss
    Mi

    ResponderExcluir