quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Risoto de Bacalhau

 Olhei para o restinho de arroz arbório no armário... Depois achei um bom pedaço de bacalhau no freezer... E voilá!




Quantidade para 6 pessoas:

1,3 kg de filé de bacalhau congelado ( se for usar o seco, tem que dessalgar antes)
3 xícaras de arroz arbório
1 xícara de vinho branco seco
2 cebolas brancas picadas
3 tomates picados ( se tiver tempo remova a pele)
2 tabletes ou sachês de caldo de legumes
1 litro de água
Azeitonas verdes fatiadas a gosto
Cebolinha verde picada
Parmesão ralado
2 colheres de sopa (generosas) de manteiga
Azeite
Sal e pimenta do reino a gosto


Primeiro passo: Descongele o filé de bacalhau e corte em pedaços grandes. Remova a pele e reserve. Aqueça a água em uma caneca grande e dissolva o caldo de legumes.

Segundo: Refogue uma cebola em um pouco de azeite e quando começar a dourar junte os tomates e o bacalhau mexendo bem até cozinhar o peixe. Se soltar muita água, vá escorrendo no caldo de legumes. Tempere com um pouquinho de sal e pimenta, mas sem exageros.

Terceiro: Esse passo você pode fazer ao mesmo tempo que o segundo, basta ficar atenta. Refogue a outra cebola em uma colher de manteiga e depois que dourar, junte o arroz, mexendo por alguns segundos e em seguida acrescente o vinho branco. Quando esse reduzir coloque um pouco do caldo, misturando bem. Você vai juntando o caldo aos poucos, à medida que for secando. Quando o arroz estiver al dente, acrescente o refogado de bacalhau, as azeitonas e um pouco mais de caldo, porque tem que ficar bem molhado. Desligue o fogo, acrescente a cebolinha verde, a outra colher de manteiga e o queijo parmesão. Acerte o sal e sirva em seguida. Se sobrar e quiser comer mais tarde é só esquentar com um pouquinho de água.


Delicious!




Nenhum comentário:

Postar um comentário