quinta-feira, 15 de março de 2012

Torta de damasco, chocolate e laranja


  Fiz essa torta apenas uma vez, quando estava na faculdade e há tempos estava tentando achar a receita. Lembro de ter comido boa parte dela sozinha, pois a combinação do chocolate com os damascos muito me agrada... Demora um pouquinho mas vale muito a pena!


Foto: mais você

Receita da Ana Maria Braga

Massa:

Ingredientes:
2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de fermento, em pó
¼ de xícara (chá) de chocolate, em pó
1 xícara (chá) de manteiga, em temperatura ambiente
¼ de xícara (chá) de água
Filme plástico, o quanto baste

 Modo de preparo:
  Junte a farinha, o açúcar, o fermento, o chocolate em pó e a manteiga numa tigela e misture com as pontas dos dedos até obter uma farofa. Acrescente a água e amasse ligeiramente até formar uma massa lisa. Faça uma bola com a massa e embrulhe em filme plástico. Deixe na geladeira por 20 minutos. Retire a massa da geladeira e divida em duas partes. Polvilhe farinha de trigo numa superfície lisa e com um rolo de macarrão abra as duas partes de massa. Unte uma forma de 25 cm de diâmetro e forre o fundo e as laterais com uma parte da massa.

Coloque o recheio dentro da forma forrada com a massa. Coloque a outra parte da massa sobre o recheio. Pressione as bordas para fechar bem. Ligue o forno em temperatura média (180 graus). Leve a forma ao forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos, ou até começar a dourar. Retire do forno e passe uma faca de ponta redonda na lateral da forma. Deixe esfriar e desenforme em cima de um prato redondo.


Recheio:

Ingredientes:
1 xícara (chá) de açúcar
4 gemas, de ovo
1 ½ xícara (chá) de creme de leite, fresco
1 xícara (chá) de damasco seco, picado
½ xícara (chá) de nozes, picada
Raspas de 2 laranjas* ( sem a parte branca, para não amargar) ou

1 colher de sopa de licor de laranja - Cointreau*
1 pitada de sal


Modo de preparo:
  Leve uma panela ao fogo alto e coloque o açúcar para derreter. Misture de vez em quando com uma colher de pau, até caramelar (aproximadamente 6 minutos). Junte aos poucos 1 xícara do creme de leite fresco. Mexa bem para o caramelo dissolver. Quando a mistura ficar bem lisa, desligue o fogo e reserve. Numa tigela misture bem o damasco, as raspas de laranja*, o sal, o restante do creme de leite, as gemas e as nozes. Junte a mistura da tigela ao caramelo e leve ao fogo médio por 5 minutos, sem parar de mexer, até engrossar. Desligue o fogo, acrescente o licor* e reserve.


Cobertura:

Ingredientes:
200 g de chocolate meio amargo, picado
3 colheres (sopa) de manteiga


Modo de preparo:
  Pique o chocolate e coloque com a manteiga numa tigela. Coloque a tigela sobre uma panela com água fervendo para derreter o chocolate em banho-maria - o segredo é não deixar que a água encoste no fundo da tigela. Mexa o chocolate até derreter totalmente. Retire de cima da panela com água. Cubra a superfície e as laterais da torta com o chocolate derretido. Coloque na geladeira por 20 minutos e sirva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário