sexta-feira, 13 de abril de 2012

Bolo de banana recheado + sustentabilidade e pousada em Búzios

   
  E a história se repete: bananas muito maduras querendo estragar. 

 Na hora pensei em fazer uma variação misturando esse bolo com essas tortinhas e deu no que deu. Ficou MUITO BOM, quebrei a promessa de não comer do bolo (dieta) e não satisfeita fui para o segundo pedaço... kkk Mesmo assim me sinto bem: fiquei feliz com o resultado da casca de banana no bolo, me achando a sustentável (adoro coisas e ideias sustentáveis) e durante o preparo também lembrei da torta de banana que a Luiza fez lá na pousada em Búzios, tirada aqui do blog, super fofa! A pousada é uma graça, recomendo: Caminho das Aroeiras.



Vamos ao bolo:

Massa:

3 bananas nanicas pequenas ou 2 grandes
Casca de uma banana - lavada
3 ovos
1 xícara de óleo
2 xícaras de trigo
2 xícaras de açúcar
1 colher de fermento em pó

Bater no liquidificador as bananas, a casca, os ovos e o óleo. Em uma tigela misturar o restante dos ingredientes e depois juntar o creme de bananas, mexendo bem para ficar homogêneo. Assar em forno médio por 30 minutos aproximadamente.

Recheio:

2 bananas 
1/2 limão
4 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de água
1 lata de leite condensado
1 lata de leite ( reserve um pouco para diluir a maizena)
2 colheres de sobremesa de maizena
1/2 xícara de leite


Leve ao fogo o leite condensado com o leite e quando começar a ferver acrescente a maizena diluída em um pouco de leite. Mexa, de preferência com um fouet, até engrossar. Quando atingir esse ponto, abaixe o fogo e deixe cozinhando mais uns 5 minutos. Pode mexer de vez em quando. Deixe esfriar.

Rodele as bananas e esprema o limão sobre elas. Em outra panela leve o açúcar com a água e quando começar a caramelar junte as bananas. Mexa cuidadosamente para a calda envolver todas elas.

Preparo:

Corte o bolo ao meio, molhe com o leite. Recheie com o creme e acomode as bananas por cima. Cubra com a outra parte da massa. Sirva quente ou em temperatura ambiente.





Um comentário:

  1. Oi Marcela! Adorei a descriçao do seu perfil!

    Que bom que você gosta de cozinhar! Eu estou me formando em chef de cozinha esse ano=) e tb tenho um blog!!

    Eu vou te seguir aqui!
    Me segue lá no meu blog!!
    Assim podemos estar sempre compartilhando ideias!

    www.camilagt.blogspot.com
    (luz, camera...fogao)

    Beijos, Camila

    ResponderExcluir