quinta-feira, 17 de maio de 2012

Bolo de limão com cobertura casquinha


 Fiquei babando nesse bolo de limão que a Rita Lobo fez no primeiro episódio do Cozinha Prática. Desde que começou esse friozinho abençoado que estou com vontade de tomar chá de cidreira, então aliei o meu desejo com um bolo fofinho e perfumado....Gente, ficou bom demais!!!



Receitinha - com pequenas adaptações

Massa:
 
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
200g de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
1 xícara (chá) de leite
Raspas de 2 ou 3 limões(cuidado para não raspar a parte branca)
Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma de bolo, fazendo uma camada fina e uniforme, de preferência, usando um pincel. Polvilhe com farinha de trigo e bata bem para retirar o excesso. Passando pela peneira, coloque a farinha, o fermento e o sal numa tigela. Na batedeira, coloque a manteiga em temperatura ambiente e bata até que fique fofa. Adicione o açúcar e bata apenas para misturar. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Se a massa ficar com uma aparência talhada, não se assuste: é assim mesmo.

Diminua a velocidade da batedeira e adicione os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o leite. A cada adição, bata apenas para misturar. Quando a massa estiver bem lisa, desligue a batedeira. Adicione as raspas de limão, misture com uma espátula. Transfira a massa para a fôrma preparada. Para nivelar, o truque é girar a fôrma rapidamente sobre a mesa. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 45 minutos.  Retire o bolo do forno e deixe esfriar por 10 minutos, antes de virar. Bolo muito quente costuma rachar.

Calda: Suco de um limão peneirado

Antes de cobrir com o glacê, molhe o bolo com o suco de limão. Pode ser com a colher ou um pincel.


Para o glacê:
1 xícara (chá) de açúcar confeiteiro
 Suco de um limão peneirado

Modo de preparo:
Em uma tigela, coloque o açúcar de confeiteiro, passando por uma peneira para ficar bem soltinho. Misture o suco de limão rapidamente e espalhe sobre o bolo. Depois de um tempo, o glacê endurece.


* Se quiser pode substituir o limão por outra fruta cítrica, como laranja ou tangerina.



Um comentário:

  1. Ficou muuuuuuuito bom prima! Lembro que comi muito! haha! Sobrou pro marcelo? Renata.

    ResponderExcluir