domingo, 27 de maio de 2012

Panna Cotta com Geleia de Malbec

 Apesar da curiosidade, ainda não tinha experimentado uma panna cotta. Na verdade tinha a impressão de ser uma sobremesa meio sem graça, mas como estava apaixonada pela geleia de malbec, resolvi fazer alguma receita mais neutra para acompanhá-la. Confesso que me surpreeendi. A panna cotta realmente é uma sobremesa 'simples', mas sua textura e sabor delicados conferem um ar de 'requinte', tanto que achei a geleia forte demais para acompanhá-la, ou seja, separadas são melhores....





Panna Cotta: 4 forminhas

200 ml de creme de leite fresco
200 ml de leite integral
Quase uma xícara de açúcar ( 150g)
Fava de baunilha ou 1 colher de chá da essência
1 colher de sobremesa cheia de gelatina em pó sem sabor branca


Hidrate a gelatina com 2 colheres de sopa de água fria e reserve.
Leve ao fogo o leite, o creme de leite, o açúcar e a fava ( se for essência de baunilha acrescente depois). Mexa bem até o açúcar dissolver, mas evite ferver. Desligue o fogo e se for o caso, acrescente a essência.
Leve a gelatina ao microondas por 10 segundos ou então em banho-maria até que derreta completamente. Junte ao leite misturando bem. Remova a fava de baunilha e despeje o líquido em forminhas untadas com óleo (pouco). Leve para gelar até que fiquem firmes. Quando for servir, passa uma faquinha pelas laterais antes de desenformar. Sirva pura ou com uma calda/geleia de sua preferência.






Nenhum comentário:

Postar um comentário