quarta-feira, 9 de maio de 2012

Tronco de Natal com crocante de amêndoas

 Folheando umas revistas Claudia Cozinha de antigamente me deu vontade de testar esse recheio com crocante de amêndoas... Na verdade substituí o merengue pelo resto de marshmallow que tinha em casa e ficou muito doce, sugiro seguir a receita original ou então usar chantilly bem firme (quase ponto de manteiga mesmo).





Massa:

6 ovos
1 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo peneirada
1 colher de chá de essência de baunilha
3 colheres de sopa de manteiga derretida

Em uma tigela em banho-maria ( água já quente) leve os ovos misturados ao açúcar e bata com o fouet por aproximadamente 4 minutos, até que a mistura fique morno e o açúcar derreta. Retire do fogo e bata na batedeira por mais 3 minutos. Acrescente o trigo, misture delicadamente e depois a baunilha e a manteiga. Asse em forma retangular untada e enfarinhada ( 26 x 40) por 35 minutos em forno pré-aquecido, 200 graus. 

Quando o bolo estiver morno, desenforme em um pano de prato limpo polvilhado com açúcar e enrole com a ajuda do pano. Reserve.


Crocante de amêndoas:

1/2 xícara de amêndoas torradas
1/2 xícara de açúcar


Unte uma superfície lisa com manteiga. Leve ao fogo o açúcar com 2 colheres de sopa de água, mexendo sempre. Quando caramelizar retire do fogo e junte as amêndoas e derrame na superfície untada. Deixe esfriar, quebre os pedaços e vá triturando grosseiramente no liquidificador ou processador.

Merengue:

4 claras
3/4 xícara de açúcar
3/4 xícara d manteiga cortada em cubos

Leve as claras junto com o açúcar em banho-maria com água já quente. Bate com fouet até a mistura amornar e o açúcar dissolver. Retire do fogo e bata na batedeira em velocidade alta até obter picos firmes. Mude para velocidade média e bata até esfriar. Junte os pedaços de manteiga aos poucos e bata até misturar. Junte o crocante de amêndoas e misture bem.


Cobertura:

200g de chocolate branco


Montagem:

Densenrole o bolo, recheie com 2/3 do recheio, deixando 2 cm da borda. Enrole com cuidado com a ajuda do pano de prato, trasnfira para uma travessa e cubra com o restante do creme. Polvilhe as raspas de chocolate branco e leve para gelar por no mínimo 2 horas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário