quinta-feira, 5 de julho de 2012

Pão enrolado de presunto e queijo

 O nome original dessa receita é empadão de presunto e queijo, mas na verdade é um pão, maravilhoso por sinal, que dá vontade de comer de uma vez.... 


Foto: www.nestle.com.br

 A foto acima é a mesma do meu livrinho de receitas que eu ganhei da Maggi quando era mais nova, só coisa gordinha!

Massa:
1 tablete de caldo de carne
1 tablete de fermento biológico (15g)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 ovo
4 colheres (sopa) de óleo
Recheio:
1 tablete de caldo de carne
2 colheres (sopa) de leite quente
1 xícara (chá) de presunto picado (150g)
1 xícara (chá) de queijo minas frescal picado (100g)- eu prefiro o minas sem ser frescal (gorda!)
Meia xícara (chá) de queijo parmesão ralado (50g)
2 ovos
meia colher (chá) de pimenta-do-reino
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de salsa picada
Meia xícara (chá) de azeitona verde picada
1 tomate picado
1 cebola cortada em rodelas
Gema , para pincelar
 


Preparo:
 
Massa: Dissolva em meia xícara (chá) de água morna o tablete de caldo de carne e o fermento. Coloque a farinha em uma tigela, faça uma cova no centro e adicione o caldo de carne dissolvido junto com o fermento, o ovo e o óleo. Trabalhe a massa, misturando bem todos os ingredientes, até que se solte facilmente das mãos. Deixe a massa descansar, coberta com um pano, por cerca de 1 hora, de preferência em lugar aquecido e sem corrente de ar.

Recheio: Dissolva o tablete de Caldo MAGGI® no leite. Junte o presunto, os queijos, os ovos, a pimenta, a farinha, a salsa, as azeitonas, o tomate e a cebola. Misture bem e reserve. Abra a massa em forma de um retângulo com o auxílio de um rolo. Coloque-a em uma assadeira retangular grande (24 X 34cm) untada e espalhe o recheio no centro. Pincele as laterais com a gema, dobre cada lado menor, deixando cerca de 2 dedos da massa sobre o recheio. Dobre as laterais maiores uma sobre a outra, formando um envelope. Pincele com a gema e leve ao forno médio-alto (200°C), por aproximadamente 45 minutos. 

Congelamento: Se desejar, congele o empadão já assado e frio. Embale, etiquete e leve ao freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar, leve-o ao forno baixo (150°C) até aquecer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário