domingo, 1 de julho de 2012

Risoto cremoso de abóbora e carne-seca

 A correria da semana, alguns bolos de aniversário e uma certa dietinha deixaram o blog meio sem novidades, mas para compensar todo esse tempo, posto a receita desse risoto que venho desejando há tempos, mas só pude fazer hoje. Ficou uma delícia!!! Hum.....




Quantidade para 4 pessoas

Carne-seca: vocês vão ter que me perdoar, mas separei uma porção de carne-seca da minha casa e não tenho a menor ideia da quantidade. De qualquer forma era pouca coisa, algo em torno de 1 xícara de chá, mas que na próxima vez vou dobrar ou triplicar para ficar mais gostoso.

Dessalgue a carne-seca alguns dias antes, trocando a água de vez em quando. Cozinhe por 30 minutos na pressão e reserve.


Receita do risoto:

2 xícaras de chá de arroz arbório
1 cebola picada em cubos
2 dentes de alho amassados
Carne-seca
1 tomate sem pele picado (opcional)
+ ou - 400g de abóbora cozida e amassada grosseiramente
1 litro de caldo de frango ( 1 a 2 tabletes)
3/4 de xícara de vinho branco seco
2 colheres de sopa de cream cheese
2 colheres de sopa de manteiga
1 punhado de parmesão ralado
Sal e pimenta do reino
Azeite


Refogue a metade da cebola em um pouco de azeite até dourar. Acrescente a carne-seca e frite bem. Reserve.

Em outra panela refogue o restante da cebola e o alho em uma colher de manteiga. Junte o arroz e mexa bem para 'tostá-lo'. Junte o vinho branco e quando estiver reduzido, acrescente o tomate e depois um pouco de caldo.Vá mexendo sempre em fogo baixo e à medida que o caldo for secando, acrescente mais um pouco. Quando o arroz estiver praticamente cozido, acrescente a abóbora, a carne-seca ( se preferir pode deixar para colocar por cima do risoto quando for servir) e o cream cheese. Desligue o fogo, acrescente uma colher de sopa de manteiga e o parmesão. Mexa bem e acerte o sal e a pimenta do reino, se necessário. Sirva imediatamente. Azeite e tabasco acompanham bem!




Nenhum comentário:

Postar um comentário