terça-feira, 24 de julho de 2012

Tijolinhos

  

O blog estava carente de uma gordice né? Pois então, abri uma 'janela' na minha dieta ( gente, dessa vez está dando certo) e fiz pela primeira vez esse pão de um dos livros que recebi da Nestlé quando era criança, ou seja, praticamente uma relíquia... Como nunca tinha feito, tive que experimentar para dar um feed back aqui pro blog e imaginem o resultado? GORDO! 
Apesar de parecer trabalhoso, podem fazer que é muito simples. A massa e o recheio ficam com uma textura excelente, ótima para manusear. É claro que se tiverem alguém para ajudar a passar no açúcar e na canela enquanto abre e recheia a massa tudo fica muito mais rápido.



Massa:

2 tabletes de fermento para pão (30g)
1/2 xícara de chá de leite
6 colheres de sopa de açúcar
1/2 kg de farinha de trigo
3 ovos
1 colher (café) de sal
100g de manteiga

Recheio:

1 lata de leite condensado
1/2 tablete de chocolate meio-amargo
1 colher de sobremesa de manteiga

Para polvilhar:

2 colheres de sopa de manteiga derretida
2 xícaras de açúcar
2 colheres de sopa de canela

Dilua o fermento no leite morno e 1 colher de açúcar. Acrescente farinha o suficiente para formar uma massa líquida. Cubra e deixe crescer em lugar aquecido. Enquanto isso prepare o recheio.


Recheio: Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo. Mexa sempre até obter umas mistura uniforme e começar a desgrudar da panela. Despeje em um prato para esfriar.


Voltando à massa:

Junte amassa líquida ao restante do açúcar e da farinha. Junte os ovos, o sal e a manteiga. Amasse bem. Abra pequena porções de massa , recheie com o creme de chocolate e feche formando bolinhas. Passe cada bolinha na manteiga e depois na mistura do açúcar com a canela. Acomode-as em uma forma redonda untada com furo no meio* e empilhe as bolinhas. Se a forma for pequena e sobrar massa, repita o processo em outra igual. Deixe descansar em lugar protegido por 30 minutos e depois asse em forno quente (200º C) por meia hora. Desenforme depois de frio.


* Como a minha era muito pequena, assei em uma redonda maior e coloquei um copo de alumínio no centro.
* Não recomendo assar em forma de aro removível porque a manteiga fica pingando no forno e deixa  cozinha toda enfumaçada.





3 comentários:

  1. hummy!!!!!!! que bom q abriu uma exceção e nos presenteou com esta delicia! babei...

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sensacional!
    Provei e adorei. Me fez lembrar das cucas da minha avó...hummm
    Beijos,
    Karen

    ResponderExcluir
  3. Nossa....isso parece estar incrível!!!
    Faz para mim quando vier??!!
    Bjs!

    ResponderExcluir