quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Bolo de abacaxi caramelado e creme

 Esse bolo de abacaxi com calda de caramelo é das antigas né, mas nunca me interessei em fazer por achar que a massa era grande demais perto da quantidade de cobertura. E do nada veio a ideia essa semana: fazer o bolo e rechear com um creme de leite condensado. Hummm... posso dizer que ficou uma delícia, recomendo! 




Massa:

6 ovos grandes (extra-grande)
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 xícaras (chá) de açúcar
200 ml de água - + ou - 3/4 xícara
100 ml de óleo- + ou - 1/3 xícara


1º - Em uma vasilha grande bata as claras em neve bem firmes, acrescente as gemas, uma a uma, sem parar de bater e em seguida, adicione o açúcar, até ficar bem fofo.
2º - Ferva juntos a água e o óleo. Quando a 1ª mistura estiver bem crescida, despeje a mistura de água e óleo ferventes, nesse momento só uma boa misturada.
3º - Acrescente a farinha de trigo aos poucos, mexendo com o fouet bem delicadamente. Por último o fermento. Reserve.


Recheio:

1 lata de leite condensado
1 lata de leite
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa (rasas) de maizena


Leve o leite condensado, a manteiga que quase todo o leite ao fogo, reservando um pouco para diluir a maizena. Quando começar a ferver, junte a maizena bem diluída no restante do leite e mexa bem com um fouet até engrossar. deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente uns 3 minutos.


Cobertura:

1 abacaxi em rodelas
2 xícaras de açúcar
1/3 de xícara de água

No próprio tabuleiro derreta o açúcar até ficar dourado. Acrescente a água e mexa até dissolver os torrões e começar a engrossar novamente. desligue o fogo, acomode as fatias de abacaxi e por cima a massa. Asse por 30 a 40 minutos em forno médio.


Vire o bolo em uma bandeja, corte ao meio com a ajuda de uma linha e recheie. Acomode a parte de cima com cuidado e pronto!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário